segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SÉRIE MÃE DE MENINO: PACIÊNCIA, USE A SABEDORIA E NÃO A VIOLÊNCIA

Postado por: | | Comentários:
Olá pessoal!


Hoje quero iniciar uma série aqui no Blog chamada “MÃE DE MENINO”.
Nesta série vou compartilhar com vocês leitores, as minhas experiências com o meu filho de 3 anos. E o primeiro tema é: PACIÊNCIA, USE A SABEDORIA E NÃO A VIOLÊNCIA.

Paciência é uma virtude, não nasce com ninguém. Ela é adquirida ao longo da vida com as experiências. Não é fácil ser paciente, ainda mais quando nos tornamos pais e mães. Por exemplo, uma criança na idade do meu filho, tá na fase da birra, quando não quer fazer algo, ou quando alguém não faz a sua vontade, ela se joga no chão, chora e faz muita manha.
E como os pais devem lhe dar com esta situação?
Com muita conversa e sabedoria.

Vou citar algumas situações que passo e o que eu faço.

Exemplo 1: Todo vez que vou ao shopping, o meu filho faz uma birra danada porque quer comprar todos os brinquedos que vê pela frente.

Minha Tática: Converso com ele antes de sair de casa. Explico para ele que tudo vale “dinheirinho”, e que o papai tem que trabalhar muito para ganhar o “dinheirinho”e que nem sempre vai ter para comprar. Ensino para o meu filho o valor do dinheiro, às vezes, ele quer uma bala, levo-o na padaria e dou moedas na mão dele para ele próprio pagar as balas, para ele começar a ter noção que tudo tem que pagar.
Mesmo se os pais tiverem uma boa situação financeira, não devem comprar tudo o que a criança quer. Porque no futuro, a vida dirá alguns "nãos". E se você sempre falar sim para tudo o que seu filho quiser, não estará preparando-o para a vida no futuro. Sei que o coração dói, mas é importante para a criança receber alguns nãos.
E se os pais não possuem uma boa situação financeira, converse antes de sair de casa, tente explicar na linguagem da criança, que hoje o papai ou mamãe não tem, mas que quando tiver irá comprar.

Exemplo 2: Não querer tomar banho.

Minha Tática: A  maioria das crianças não gostam de tomar banho, porque não querem parar a brincadeira ou deixar o desenho de lado. Não é que eles querem ficar sujos, é pelo simples fato de não querer parar o que estão fazendo.
Aqui em casa, é uma guerra, e o que eu faço? Vou desconversando, falando de outro assunto que não seja o banho, por exemplo, ele está indo tomar banho para ir para a escola, começo a falar da escola e nisso ele vai se acalmando e "esquecendo" que está indo tomar banho. O grande segredo para se ter paciência com uma criança é a conversa. Nunca parta para a violência, "desconverse", invente um assunto diferente que irá desfazer a birra.

Exemplo 3: Não querer comer. 

Minha Tática: Meu filho estava numa fase que queria escolher o que comer, feijão nem pensar.
Ele está na idade dos bonecos de super heróis, seus preferidos são Os Vingadores.
Então falo para ele:" Filho, o Hulk tá forte desse jeito porque ele come muito feijão." Depois que falei isso, só quer saber de comer feijão para ficar forte que nem o Hulk. (risos). Na minha época, era o Popeye, todas as crianças queriam comer espinafre.

Exemplo 4: Não querer dormir no horário que eu acho correto.

Minha Tática: Ele fica falando:"Não quero dormir agora." Se deixar ele fica acordado até tarde, depois de meia noite, eu não brigo, eu digo quer ficar acordado fica, o papai e a mamãe vão dormir, você pode ficar acordado até amanhã de manhã. Aí ele pensa, ficar acordado até amanhã de manhã é muita coisa né, é melhor dormir. Use a brincadeira ao invés da briga ou violência, não permita que tudo seja motivo para bater. Sei que às vezes é complicado, que o dia não foi fácil e a paciência é a última coisa que a pessoa vai ter, mas tentem usar destas minhas táticas conversando com o seu filho para não ter que brigar com ele.

Exemplo 5: Não gostar de lavar a cabeça. 

Minha tática: A criança nesta idade (3 anos) se sente muito feliz quando consegue ser independente, sem a ajuda dos pais. Então eu coloco uma pequena quantidade na mão dele de shampoo e condicionador e para que ele próprio lave a sua cabeça (claro que vou ajudando), depois que comecei a fazer isso acabou o chororô.

E é isso, espero que vocês tenham gostado deste post.
Não sou formada em nenhuma área de comportamento infantil, apenas estou compartilhando as minhas experiências de Mãe de Menino.

Encontre o Blog Casa, Filhos, etc. também nas Redes Sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...